segunda-feira, 21 de julho de 2014

História da escola...

Inaugurada em 30 de março de 1996, com o nome de Pré-Escola Municipal do Distrito do Polvilho, cerca de 200 alunos e a concepção inicial de preparar as crianças para o curso primário (primeiras séries do Ensino Fundamental). Atualmente nossa proposta de Ensino-Aprendizagem tem por objetivo proporcionar situações que favoreçam o desenvolvimento pleno da criança, levando em consideração seus aspectos afetivos, cognitivos, físicos e sociais, mas não se fixando cegamente no objetivo preparatório, e sim garantindo a aproximação de situações socioculturais, em uma relação de interação e aprendizagem em que o educar, o cuidar e o brincar se façam presentes por excelência.
A partir da promulgação da Lei 9374/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) a Educação Infantil passou a ser vista como a primeira etapa da educação básica, garantindo-lhe um espaço de caráter legal educacional, com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, complementando assim, a ação da família e da comunidade.
Em 1998 passou a EMEI – Escola Municipal de Ensino Infantil, buscando cada vez mais ultrapassar o caráter preparatório que foi dado a esta modalidade de ensino na cultura escolar.
Outra mudança ocorreu em relação à matrícula do aluno de seis anos no Ensino Fundamental, atendendo a Legislação Federal e a Lei Distrital nº 3.483/04, cuja implantação deveria ser concluída no prazo máximo de quatro anos, a contar de 2005. Antecipando-se ao disposto na legislação, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) universalizou, em 2008, a oferta de Ensino Fundamental de nove anos. Assim, ao final de 2008, por meio do Decreto nº 3.896 de 26 de novembro de 2008, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) foram alteradas para Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).
       A Lei 1.480 promulgada em 19 de abril de 2012 alterou a denominação da EMEB Distrito do Polvilho para EMEB Ester Catarine Lozano, em homenagem a uma aluna muito querida falecida repentina e precocemente em 22 de junho de 2010, cujo amor pela escola, com certeza, se perpetuará na memória de seus amigos, professores e funcionários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário