quinta-feira, 31 de julho de 2014

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Nossa proposta pedagógica tem por objetivo explicitar e reconhecer a importância da identidade pessoal dos alunos, das famílias e de todos os profissionais que fazem parte do cotidiano da criança, bem como a identidade da própria unidade escolar nos diferentes contextos em que se insere. Ao formularmos nossa proposta levamos em consideração a realidade da nossa comunidade, suas necessidades, seus problemas, suas habilidades e suas expectativas em relação ao desenvolvimento dos alunos e da própria instituição de ensino.
O trabalho pedagógico desenvolvido insere práticas de educação e cuidados no dia a dia do educando, possibilitando a integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais do aluno, considerando-o como ser completo, total e indivisível. Assim, acreditamos que a criança já é um ser completo, que não necessita, no entanto, de pré-requisitos para tornar-se “um”. Temos como meta promover seu desenvolvimento e aprendizado através de ações que respeitem seu momento, levando em conta seus conhecimentos prévios.
A partir de atividades planejadas, de forma intencional e significativa, os alunos participam de interações com as diferentes áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, favorecendo assim a construção de conhecimentos básicos de regras, procedimentos, atitudes e valores, preocupando-se também com a organização do ambiente auxiliando na construção da autonomia, da identidade, a socialização e a ampliação do universo cultural.
O ambiente almejado diante da proposta pedagógica da escola é norteado por uma gestão democrática, por parte do gestor e de todos os funcionários da escola, buscando garantir a qualidade dentro dos direitos básicos que as crianças e suas famílias possuem.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário